Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.
Home | Projectos | Grupo II: Globalização, Integração Económica e Desenvolvimento

Grupo II: Globalização, Integração Económica e Desenvolvimento

O  Investigador principal deste Grupo é o Prof. Doutor Pedro Infante Mota. 

O Grupo está organizado de forma a investigar e definir políticas e soluções jurídicas para o acesso aos recursos naturais, os efeitos do comércio internacional na sustentabilidade dos recursos naturais, o impacto ambiental do comércio de recursos ('maldição dos recursos naturais') e o preço dos recursos volatilidade, tendo em conta os desafios enfrentados pelos Estados-Membros da UE, BRICs, Países em Desenvolvimento (especialmente Lusófonos) e EUA.
Um dos resultados mais significativos deste grupo é a impressionante publicação do seu investigador principal, Prof. Pedro Infante Mota, do seu livro sobre a Resolução de Litígios da OMC, uma obra notável que enriquece a literatura portuguesa nesta área.

Em conformidade, esse Grupo irá desenvolver três projetos em simultâneo no período 2020-2024:

  • Projeto 1: Comércio Internacional e o Acesso aos Recursos Naturais
  • Projeto 2: Acordos Comerciais Preferenciais e Boa Governança
  • Projeto 3: Comércio Internacional e Normas Internacionais 

Os investigadores desse Grupo de trabalho, assim como suas instituições de origem, têm conhecimentos vastos e multidisciplinares sobre a teoria jurídico-económica e sobre as questões políticas que lhes permitirão estabelecer soluções inovadores para fundamentarem a análise proposta (i) do comércio internacional e do acesso aos recursos naturais, (ii) dos acordos de comércio preferenciais e da boa governança e (iii) do comércio internacional e das normas mundiais.