Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.
Home | Quem Somos | Membros Integrados

Membros Integrados

Prof. Doutor José Renato Gonçalves

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Licenciado, Mestre e Doutor em Direito, grupo de Ciências Jurídico-Económicas. Título de dissertação de Doutoramento, com orientação do Prof. Doutor Eduardo Paz Ferreira: “Unificação Monetária Europeia e Desenvolvimento Regional” (2007). Título de dissertação de Mestrado, com orientação do Prof. Doutor António Sousa Franco: “O Desenvolvimento das Regiões uma Perspetiva sobre a Política Regional da União Europeia (1995).

Os domínios de especialização, tanto no ensino, como na investigação académica, são: Finanças Públicas, Direito da Economia, Economia Internacional, União Económica e Monetária, Direito da União Europeia e Regulação Económica e Financeira. Membro da Direção do Instituto Europeu (IE) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, da Comissão Coordenadora do Conselho Redatorial da Revista de Concorrência e Regulação (C & R), publicada conjuntamente pelo Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Autoridade da Concorrência (AC), e, também, da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). Cocoordenador do Núcleo de Estudos das Ideias de Europa do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes (IECCPMA). Tem colaborado com o Instituto de Cooperação Jurídica (ICJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em cursos de pós - graduação realizados em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique dirigidos à formação avançada de quadros superiores desses países de expressão portuguesa nos domínios da Integração Económica Regional, da Regulação Económica (em especial, do Direito da Energia) e do Desenvolvimento Económico, Social e Territorial. É autor de diversos estudos dos quais se destacam “Euro e o futuro de Portugal e da União Europeia – Estudo sobre o desenvolvimento e a coesão económica, social e territorial no contexto da União Monetária Europeia e da Globalização”, p. 912, Almedina, Coimbra, 2010. “E depois do resgate (da Grécia, da Irlanda e de Portugal)? Outro resgate?”, 2011, “As finanças das autarquias locais e os auxílios fiscais ao interior”, 2011, “Estado Burocrático e Estado transparente” (2006), “Desmaterialização da moeda” (2006) e “Depois do Euro: A caminho de uma moeda única mundial?” (2008).

Integra o Grupo de Investigação II - Globalização, integração económica e desenvolvimento: perspetivas europeia e lusófona e o Grupo de Investigação III - Falhas de mercado numa economia globalizada: perspetivas institucionais.